Emoções – a raiva

A raiva surge quando somos impedidos de realizar algo ou acreditamos que fomos tratados injustamente.

Pode se manifestar como um incômodo, frustração, exasperação (resposta a um incômodo repetitivo), argumentação (uma tendência a entrar em discussões), ressentimento, vingança e a descontrolada fúria.

A emoção por si própria é bastante desconfortável, o que nos leva a uma reação, que pode ser construtiva e resolutiva ou destrutiva, a diferença está relacionada à gravidade da própria situação, a fatores como experiências prévias, a maturidade emocional e auto controle.

Quando a raiva se torna frequente, corriqueira, é importante verificar suas causas e buscar uma resolução, nesse caso a acupuntura e outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como dietoterapia, fitoterapia e meditação podem ser bastante positivas para a recuperação do bem estar e equilíbrio emocional.

Emoções extremas que ocorrem de forma crônica podem sinalizar um diagnóstico de transtorno emocional, que pode precisar de tratamento específico, como o transtorno bipolar, além disso, emoções fortes ou mesmo as mais amenas, mas muito frequentes, geram efeitos no funcionamento do organismo, como transtornos digestivos e cardiovasculares, por isso nunca se deve desprezar suas emoções.

A raiva costuma provocar alterações no funcionamento de todo o corpo, pois segundo a Medicina Tradicional Chinesa, está relacionada ao Gan, um sistema que controla e garante o livre funcionamento dos outros sistemas do corpo, portanto a raiva prejudica esse funcionamento desimpedido.

Como dica, em dias de raiva, evite excessos alimentares, busque alimentos sem temperos, mesmo os naturais, pouco salgados e aquecidos, passado pelo cozimento. Alimentos com leve amargor ou sabor adocicado podem ajudar, como pequena quantidade, um chá com os picantes como gengibre ou canela pode ajudar.

Deseja saber mais sobre como a acupuntura pode te ajudar a cuidar de suas emoções? Acesse este link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, como posso ajudar?