Os movimentos executados pelas articulações do quadril são extremamente importantes para todo o corpo. A sua funcionalidade influencia praticamente todos os outros movimentos e é bastante comum apresentar problemas nesses movimentos, que podem provocar dor, além de lesões a distância.

Também é muito comum confundir uma dor articular com uma lesão óssea. Quem nunca pensou que uma determinada dor precisava de um raio-x ou uma tomografia para identificar o que estava acontecendo?

O caso é que, é muito mais frequente sentir dor relacionada às partes moles do corpo (músculos, tendões, ligamentos, bursas, etc) do que diretamente relacionadas à alterações osteoarticulares como artrose, inclusive é comum encontrar essas alterações em exames de imagem, sem que sejam a causa da dor, pelo contrário, essas lesões articulares muitas vezes são causadas por problemas nesses componentes moles da articulação.

Nesse contexto podemos falar do quadril e suas tendinites, que podem ser bastante debilitantes e inclusive ser o maior causador de dor mesmo quando somados a uma artrose mais avançada, prova disso é um grande número de pacientes que não melhoram da dor mesmo após uma cirurgia para implante de uma prótese de quadril.
O fato é que na maioria das vezes o tratamento não é cirúrgico e de modo geral o tratamento envolve um ganho de mobilidade de certos músculos mais rígidos, além do ganho de força, obtido através da fisioterapia, mas todos já ouvimos histórias de pessoas que fizeram muitas sessões de fisioterapia sem resultado – na maioria das vezes fruto de uma abordagem incompleta, insuficiente e não individualizada. 

A acupuntura é um grande aliado em todos os casos, porque a abordagem tanto da dor pela artrose, quanto da recuperação da funcionalidade muscular é muito mais rápida, entra isoladamente ou em paralelo com outras formas e terapia ou até mesmo durante a recuperação pós operatória, em que a abordagem da articulação foi realizada, mas não de suas partes moles.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Clique para conhecer meu instagram!

Me siga e compartilhe!
Olá, como posso ajudar?